FLAGRANTE DE CRIME AMBIENTAL

Nossa reportagem ao realizar trabalho de cobertura na entrega de alimentos nesta manhã de sexta-feira 01, na loja Maçônica Harmonia Varzealegrense no bairro Zezinho Costa flagrou uma queimada em plena zona urbana atitude completamente inaceitável e desumana além da própria queimada ser proibido por lei como crime ambiental a sua fumaça desencadeia reações como complicação de saúde  para as pessoas portadoras de doenças alérgicas ou congêneres provocados pela fumaça decorrente da queimada.

Infelizmente ainda é muito como esse tipo de atitude acontecer em cidades interioranas e Várzea Alegre não é diferente vez por outra encontramos pessoas realizando a pratica das queimadas, as vezes no intuito de fazer uma limpeza em um terreno baldio ou mesmo queimar o próprio lixo acumulado, mais isso é crime vale salientar que hoje existe uma secretaria de Meio Ambiente em nosso município e tais praticas podem se flagradas terminar em punições como é o caso do conhecimento que mostramos nos parágrafos abaixo.
Grande parcela da população, infelizmente, desconhece esse aspecto do problema, porém, queimar qualquer coisa, com o propósito de se livrar dela e/ou dos inconvenientes por ela causados, gerando poluição, realmente ou potencialmente causadora de danos à saúde humana, é crime, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98).


Esse artigo reza que "é crime causar poluição, dequalquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa. Caso o crime seja considerado culposo (ou seja, a pessoa poluiu sem que tivesse a intenção deliberada de poluir), a pena será a detenção, de seis meses a um ano, e multa. Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime. Por outro lado, provocar incêndio é crime inafiançável, segundo o artigo 250 do código penal. (Clique no botão LEIS, deste site, para inteirar-se do texto legal).

Um comentário

  1. Anteontem a tardinha, bem próximo daí houve um incêndio criminoso também atrás da Praça Pedro Sousa e Rodoviária, num terreno baldio pertencente a Prefeitura, cobrindo o terminal e aquele bairro de fumaça!

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares