Municípios admitem falta de preparo para enfrentar nova seca em 2015

Açude Castanhão tem atualmente 1,8 bilhão de litros de água
Existem 27 municípios passando por racionamento no Ceará, segundo dados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Mas, segundo o órgão, para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) não há hipótese de restrição no uso da água, “tendo em vista que o abastecimento da Região Metropolitana está garantido com a transferência da água do açude Castanhão, através do Canal da Integração e dos açudes Pacoti, Riachão e Gavião”, explica a assessoria de imprensa por e-mail.

A demanda de abastecimento é avaliada para cada município e é discutida com os órgãos gestores dos recursos hídricos e com as prefeituras. Se um quarto ano de seca se confirmar, ainda não há riscos à Região Metropolitana de Fortaleza, assegura Berthyer Peixoto, chefe do gabinete da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Para abastecer os municípios próximos a Fortaleza e o complexo industrial de Pecém, o consumo calculado para 2015 é de 80 milhões de litros. Com volume de 27% atualmente, o Castanhão tem 1,8 bilhão de litros. O cálculo inclui a perda de água dos açudes também para a evaporação, e o órgão considera que a situação é ainda confortável.

“Temos o açude Orós como reserva, com um bilhão de litros. É o estoque para a Capital, mesmo que não haja nenhum aporte no Castanhão. Podemos não ter chuvas suficientes, mas algum aporte teremos”, afirma Peixoto.

Mesmo assim, ele afirma que a mensagem deve ser de economia de água, e que o órgão faz esta orientação em comitês, programas de rádio no Interior, além de negociar a outorga da água que chega aos perímetros irrigados.

Porém, Berthyer Peixoto avalia que há necessidade de uma campanha para incentivar a economia de água tratada. “O Estado precisa fazer uma campanha forte, pela Cagece, para alcançar os usuários. É inadmissível ver pessoas lavando calçadas sem preocupação com a seca”, conclui.
Saiba mais
Para a pré-estação (dezembro, janeiro e fevereiro), há 42% de chances para precipitações abaixo de 255 milímetros - média histórica dos três meses no Estado. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A previsão para a quadra chuvosa - de fevereiro a maio - será divulgada na segunda quinzena de janeiro, dependendo ainda de análises das condições do Oceano Atlântico. Para o primeiro semestre do ano, já se tem a tendência de continuidade do El Niño, que pode afetar as chuvas.
Ontem foi inaugurada a Adutora de Montagem Rápida (AMR) de Canindé. O equipamento, que tem 54,2 km de extensão, beneficia também o município de Caridade. A água é captada do açude General Sampaio.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares