“DIÁLOGOS CULTURAIS”: SECULT PROMOVE REUNIÕES NO CRATO E EM FORTALEZA”

A equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), presidida pelo secretário Guilherme Sampaio, se reúnem para um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado com artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais - 1º Ato”, que acontece nesta segunda-feira (02), no Crato (na Escola Profissional Violeta Arraes, no bairro São Miguel) e na quarta-feira (04), em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ambos os eventos começam às 17 horas.

Os encontros serão oportunidades de apresentação do novo gestor da Secult e um espaço de diálogo aberto entre a Secretaria e os protagonistas do cenário artístico e cultural no Ceará, além de representantes dos mais diversos setores da sociedade – unidos pelo interesse em fortalecer a arte e a cultura como instrumentos para o desenvolvimento do Ceará.

"É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Esperamos que todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos os interessados participem deste importante momento de diálogo e construção", afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais”, que, após as primeiras edições no Crato e em Fortaleza, seguirão como um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet.

Segundo o secretário, a decisão de realizar em um município do Interior do Estado o primeiro grande encontro de interlocução da nova gestão da Secult com os diversos segmentos interessados nas políticas de cultura é uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secretaria para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior.

“Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. Desde este primeiro encontro acontecendo no Cariri até compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

Compromissos e diretrizes

Entre outros compromissos destacados pelo secretário ao longo deste primeiro mês de atividades estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria, a retomada atividades regulares do Cine-teatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado são ressaltadas diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

Serviço:

Diálogos Culturais – 1º Ato
Segunda-feira, 2/2, 17h – Crato (Escola Profissional Violeta Arraes, São Miguel).
Quarta-feira, 4/2, 17h – Fortaleza (Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).
Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6759 / (85) 9181-3595 / 8543-7826

30.01.2015
Assessoria de Imprensa da Secult-CE
Dalwton Moura / Clóvis Holanda ( secultmkt@gmail.com / 85 3101.6761)


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares