SECRETARIA DE CULTURA MANTEM TRADIÇÃO DO FOGARÉU.

Aproximadamente 100 penitentes das cidades de Lavras, Barbalha e Várzea Alegre que sedeou a IX procissão do fogaréu, participaram do evento tradicional e cultural na noite da sexta-feira 27.

Da cidade de Barbalha Sueli de Barros e mestra das excelências nome dado as mulheres que participam das jornadas de fogaréu dos penitentes, para ela que começou com seis anos de idade incentivada pela sua mãe e hoje já conseguiu colocar sua filha é muito gratificante para as mulheres que participam é momento de agradecer a Deus e se arrepender dos pecados cometidos a cada dia, mais admite que é muito difícil passar a cultura adiante quando a maioria não se identificam com a cultura secular.

Rille tem 14 anos estudante e ingressou aos penitentes quando recebeu incentivo do já falecido avô para dar continuidade a tradição dos penitentes.

 A cidade de Lavras da Mangabeira pelo segundo ano consecutivo, participar da procissão do fogaréu. Para a secretária Cristina Couto é importante para toda uma região e ver uma preocupação quando não acontece o repasse de geração em geração de uma das mais belas culturas.  

Lembrando anos anteriores o ex-secretário de cultura e apaixonado por penitentes Dr. Hélio Batista acolhe o momento que para o mesmo é precioso sendo com muita satisfação que viaja ao passado onde se originalizou-se toda essa história do fogaréu.

 Milton Bezerra secretário de cultura e turismo local abordou a obrigatoriedade contida na lei que de acordo com a constituinte federal 206  se faz necessário o apoio aos penitentes.

Mantendo a tradição e religiosidade o gestor acolheu os penitentes e os acompanhou na 9ª procissão que com orgulho o gestor dar sua parcela de contribuição para manter viva a cultura secular vivenciada pelos varzealegrenses.


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares