SERTÕES DE CANINDÉ Agricultores de assentamentos levam teatro de rua para cidades do Interior

Criatividade e irreverência fazem parte dos espetáculos levados gratuitamente para o público, com temáticas de interesse dos trabalhadores rurais
FOTO: A.C. ALVES
Canindé. Vencedores do Prêmio Funarte de Artes na Rua 2013, o Grupo de Teatro Carrapicho, do Assentamento Todos os Santos, de Canindé, e o Grupo Deu Zebra no Teatro, do Assentamento Ipanema, em Alto Santo, começaram a apresentação dos espetáculos "Narradores da Terra e do Fogo" e "Um Zé Qualquer Também Ama", na Praça Dr. Aramis na sede do município.
Até o fim do ano, os espetáculos passarão pelas cidades de Alto Santo, Russas, Juazeiro do Norte, Crato, Arneiroz e Fortaleza. Numa corealização do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do Incra, o Projeto Circuito Cearense de Teatro da Terra visa promover a circulação dos espetáculos pelo Interior do Ceará, articulando o intercâmbio dos grupos de artistas assentados com outros coletivos de teatro de rua cearenses.
"Narradores da Terra e do Fogo", espetáculo que abre a programação do Circuito, mostra de forma lúdica e poética a história do Assentamento Todos os Santos, uma comunidade que luta por terra, preservação ambiental, educação e cultura. Com muita música executada ao vivo, e com direção musical do assentado Natanael Rodrigues e direção geral de Altemar Di Monteiro, o espetáculo garante divertimento. O Grupo de Teatro Carrapicho, com 15 anos de atividades, tem contribuído com a história da reforma agrária do Brasil e representa um novo retrato dos chamados "Povos da Terra".
"O reconhecimento desse trabalho foi se dando ao longo desses anos, e os projetos conquistados pela comunidade proporcionaram a realização de noites culturais, oficinas artísticas e intercâmbios, tornando-o referência no trabalho desenvolvido em área assentada", ressalta a coordenadora do grupo Margarida Rodrigues.
Segundo ela, hoje, são considerados o "Cartão Postal" entre os trabalhadores rurais, fazendo com que, nos últimos anos, a arte e a cultura ganhem espaço nos assentamentos, numa nova dinâmica cultural no município.
"O espetáculo mostra de forma lúdica e poética a história de um povo que luta pelo desenvolvimento da sua comunidade e, para isso, elementos pictóricos e alegóricos, tais como o dragão (senhor do fogo) surgem em cena contando de forma fabulosa, a história dos moradores do Assentamento Todos os Santos", concluiu Margarida.
O segundo espetáculo conta a história de Pedro Malazarte que, cansado de tudo, se disfarça de "um Zé qualquer" que sofre as dores do amor. Farsa e comédia são vividas pelo mítico personagem Pedro Malazartes que, mais uma vez, com sua sabedoria e uma pequena ajuda divina, vira o mundo e mexe tudo, para namorar Santinha, a sobrinha do Sacristão Matador. A história é narrada por cinco figuras do universo popular, interpretadas pelos artistas do Grupo Deu Zebra no Teatro, existente há cinco anos em Alto Santo.
Desde 2008 fazendo arte no Assentamento Ipanema, o grupo resiste às dificuldades e surge no teatro cearense, desenvolvendo ações intensivas em favor da valorização da arte e da cultura popular.
A partir do projeto "Um Zé Qualquer Também Ama", financiado pelo Programa BNB de Cultura com o apoio do Projeto Arte e Cultura da Reforma Agrária, várias outras ações foram desencadeadas, tais como o projeto Deu Zebra nas Férias, Projeto de Reconhecimento e Paralisação da Rua, Escola de Circo e a Banda Preto no Branco.
A programação é gratuita em todas as apresentações. Na abertura, contou com o apoio da Prefeitura de Canindé.
O Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária surgiu ainda em 2003, a partir de uma demanda dos agricultores das áreas de assentamentos, para dar mais apoio às atividades de cunho artístico-cultural desenvolvidas nessas comunidades.
Antônio Carlos Alves
Colaborador

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares