Várzea Alegre – Debaixo de forte chuva os católicos participaram da XII caminhada a capela de Maria de Bil.

A devoção na comunidade católica está enraizada no sangue, de forma que os devotos da igreja católica apostólica romana se submetem a pagarem suas promessas enfrentando as dificuldades que muitas vezes parece impossível de serem realizadas. Que sejam em formas de esmolas ou sacrifícios os devotos cumprem com o prometido.

Uma prova de fervor na devoção foi comprovada mais uma vez nesta manhã de domingo 13 de março, quando os católicos mesmo debaixo de uma forte chuva participaram da XII caminha a capela de Maria de Bil. Incansáveis a população com diferentes idades, mantiveram o foco na fé, e subiram ao ponto mais alto da serra.

Maria de Bil para os varzealegrenses é mais uma mártir em que as pessoas se apegam e muitos afirmam que foram socorridas dos pedidos feitos a Maria. Conta a história que ela “Maria” fora em meio a uma gravidez brutalmente assassinada juntamente com acriança ainda na barriga pelo esposo Bil, quando a mesma iria na companhia de duas amigas deixar comida ao seu pai e trabalhadores em um roçado no alto da serra.
A partir do fato ocorrido, muitos começaram a visitar a capela feita no local em que Maria foi assassinada e dizem sim, terem recebido graças através dos pedidos por socorro à Maria.

Nossa reportagem esteve nesta manhã acompanhando mais uma caminhada e lá encontramos pelos menos duas pessoas que disseram ter familiares acometidos pelo câncer e que foram curados. José Gilberto de Souza teve a esposa Luzinete acometida por CA a 02 anos e em meio a aflição fez promessa que se a mesma superasse a enfermidade, eles manteriam proposito de todos os anos saindo da igreja matriz de São Raimundo Nonato caminhariam até o topo da serra do Gravié onde fica a capela de Maria e o Cristo ressuscitado, uma estátua fixada a três anos no alto da serra voltado para Várzea Alegre.

Outra que paga promessa é a dona de casa a senhora Maria Neide de 59 anos residente no sítio Varzinha sede rural do município, segundo ela o seu esposo Sebastião de Souza Lima de 58 contraiu um câncer no ano de 2013, teve que fazer um sério tratamento onde as dificuldades financeiras e psicológica que os mesmos passavam com a doença do seu Sebastião levou a dona Maria a pedir através de promessa, ajuda para a cura do esposo que hoje mesmo mantendo um aparelho que ajuda no tratamento está em casa na companhia da família. E segundo ela a cada seis meses quando precisa ir a revisão os mesmos estão com as finanças prontas para os exames, sem precisar pedir o que para ela seria mais uma dificuldade.

Fechando o percurso da caminhada com a conclusão da via sacra realizada ao longo da subida da serra o coordenador litúrgico da paroquia de São Raimundo Nonato Elomarcos Cândido falou da importância de manter o sacrifício, como também do apoio dado pelo governo municipal na pessoa do prefeito Vanderlei e do secretário de cultura Milton Bezerra.


Disse que Maria é uma mártir e que a unidade da fé através da caminha indo a capela e encerrando com oração aos pés do Cristo Ressuscitado fortalece ao povo que não se cansa, e todo ano está presente mesmo como esse ano debaixo de muita chuva que também é uma benção para nossa gente.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares