Várzea Alegre - Missa solene e procissão marcaram o encerramento da festa de Nossa Senhora das Mercês.

Movidos pela fé, devoção e esperança em dias melhores, assim foi que a comunidade católica participou no final da tarde da última quinta-feira 02, do encerramento da festa da coo-padroeira Nossa Senhora das Mercês em Várzea Alegre.

Conhecida regionalmente pela ardente devoção ao santo padroeiro São Raimundo Nonato, a comunidade católica também passou a ter um carinho especial pela mãe das Mercês.
Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica.
A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco.
Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo.
A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.
Em Várzea Alegre à 08 anos Nossa Senhora das Mercês foi tida como coo-padroeira e a cada ano que passa a comunidade vem aumentando o desejo de participar dos festejos que acontecem de 23 de janeiro e 02 de fevereiro.
Ontem quinta-feira os devotos participaram da missa solene as 17:00h, caravanas dos distritos e da sede rezaram a mãe das Mercês louvando e agradecendo pelas graças alcançadas.
Na oportunidade o pároco Padre José Mota Mendes fez o envio de 04 jovens. André Luís, Emanuel Alexandre, Willian Frutuoso e Jeferson Rodrigues, que irão para o primeiro ano de seminário, os jovens que de livre espontânea vontade sentiram o desejo do sacramento da ordem, receberam o envio das mãos sacerdotais de Padre Mota.

Depois da santa missa uma grande multidão liderada pelo Padre Francisco Erivanio Galdino e o coordenador litúrgico Elomarcos cândido participaram da procissão percorrendo as principais ruas da cidade, ao retornar a igreja matriz a benção do santíssimo sacramento encerrou os festejos da coo-padroeira em 2017.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares