Defesa civil cria comissão municipal de enfrentamento e convivência com a estiagem COMECE


A defesa civil do município na pessoa do seu coordenador local João Alves de Souza Neto realizou nesta manhã de quinta-feira 07, uma reunião com secretários do governo avançando ainda mais, Ematerce, Câmara Municipal, Sindicatos, Banco do Brasil e presidentes de associações representados pela federação das associações de várzea alegre FAMUVA.  

O objetivo da defesa civil neste encontro foi juntar os órgãos competentes para criar a comissão municipal de enfrentamento e convivência com a estiagem COMECE. Uma vez formada a comissão deve-se buscar alternativas para o abastecimento inclusive solucionar outros fins porque o carro pipa só abastece para o consumo humano sendo que a distribuição é de 40 litros d’água dia por pessoa.

São dois carros atuando hoje no município e mediante a demanda atual esses são suficientes para o abastecimento se necessário for acrescentar precisamos e dependemos do exercito responsável pelo controle em cada localidade.

O caso é muito sério e precisa de urgência, um problema é água para os animais lamentavelmente os animais são os mais atingidos tendo em vista toda essa problemática a saída foi montar a comissão para todos juntos buscar uma solução, desde a perfuração de poço até a construção de barragens e açudes.  

As comunidades apontaram inúmeros problemas desde a limpeza nos poços até a falta de gestão que é um caso delicado porque diz respeito ao convívio dos moradores e a falta de compreensão dos mesmos torna difícil o controle de distribuição de água.

O secretario de infra-estrutura Raimundo Sátiro lamente o período critico mais disse que em reunião com o prefeito municipal Vanderlei Freire ficou acordado que o gestor não medirá esforços para sanar o problema das comunidades.

Pede compreensão a comunidade para não desperdiçar o bem mais precioso e que está em falta no momento, a estiagem é muito grande mais precisa-se ter forças para tal momento.

O secretario de agricultura André Fiúza falou da proposta do prefeito no tocante a um plano emergencial e projetos de longo prazo para construção de obras hídricas para reservatórios que possam em anos futuros.
Falou da importância da câmara na parceria da comissão do projeto. 

Diz que o momento é de emergência e não de discussões de brigas políticas não se pode deixar que as picuinhas venham ser empecilhos para sanar os problemas de cada comunidade.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares