Gabeira fala em renovar quadros


O ex-deputado federal do PV afirma que é preciso fugir da polarização partidária entre PT e PSDB


Apresentando o Partido Verde (PV) como uma nova força política para o País, o ex-deputado federal Fernando Gabeira realizou, ontem, em Fortaleza, uma palestra que analisou a classe política do Brasil. Apontado como pré-candidato pelo PV à presidência da República, Gabeira destacou que a política brasileira precisa de novos quadros e de novas alternativas, entendendo que a polarização do poder entre PT e PSDB já está desgastada. O seminário Novas Lideranças para uma Mudança Cultural na Política Brasileira, promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel, está levando o pré-candidato a cidades de todo o País.

Na avaliação de Fernando Gabeira, o discurso socialista pregado por uma parcela dos parlamentares não é algo renovador e já está desgastado. Para ele, a nova perspectiva é uma inclinação sobre as preocupações ambientais FOTO: TUNO VIEIRA

Não somente a alternância entre esses dois partidos no poder já se desgastou perante os eleitores, como também as própria siglas já mostram um certo desgaste, na opinião de Gabeira. Ele entende ser necessário o surgimento de novas forças políticas, a exemplo do que aconteceu, conforme analisa, com essas duas siglas, quando ascenderam politicamente no País.

No seu entendimento, os políticos que reverberam um discurso socialista não estão apresentando o novo, isso porque, na visão do ex-parlamentar, o socialismo está esgotado desde o século passado. Gabeira acredita que o novo, nesse momento, é a defesa do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente, uma das principais bandeiras do Partido Verde.

Eleição
Ele lembrou que na eleição do ano passado, o partido percorreu 20 cidades falando das suas expectativas e dos programas de desenvolvimento para as cidades brasileiras, momento em que também buscavam novos filiados. De acordo com ele, a visão de muitos que hoje procuram uma filiação partidária é de que terão a oportunidade de enriquecer na política, deixando claro que o PV procura mudar esse foco, sinalizando aos seus filiados que a política é um espaço de debater a coletividade.

Agora, aponta, a situação é outra. A eleição que se avizinha, de 2014, irá eleger para o Executivo os governadores e o presidente do País, afirmando que é o momento do povo se questionar onde estamos e para onde vamos. Nesse aspecto, Fernando Gabeira aponta que o partido quer apresentar novas alternativas administrativas para o Brasil, destacando, por exemplo, as sugestões do PV para a política econômica.

Conforme o ex-parlamentar, o crescimento do Brasil está sendo baseado apenas no estímulo ao consumo, ou seja, na perspectiva de que o país pode crescer trazendo satisfação de vida para as pessoas. Porém, esse tipo de crescimento, analisa, tem uma curta ascensão. Um exemplo disso, citou, foi o incentivo dado pelo governo na compra de carros e de outros bens com a baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Ele acredita que é necessário buscar outros caminhos de crescimentos que sejam permanentes. De acordo com o ex-deputado, o PV defende o crescimento baseado na educação e inovação, entendendo que sem qualidade na educação não tem como o país crescer, e uma das preocupações mais urgentes é a qualificação da mão de obra. "Falta mão de obra qualificada", alerta.

Se continuar nesse ritmo, pontua Gabeira, o Brasil não terá quadros capazes para funções básicas, entendendo que não tem condições de importar profissionais qualificados para todas as áreas do mercado de trabalho do País. Ele ainda aponta que a falta de mão de obra qualificada já está tendo impacto, principalmente em áreas que necessitam de novos profissionais, dando como exemplo o setor que trata do petróleo.

Outro ponto que considera importante é a infraestrutura, defendendo que o País necessita de bons portos, aeroportos, estradas e de comunicação, considerando que, sem capacidade de inovar, o país estará sujeito à estagnação. Antes de proferir a palestra, Gabeira fez uma caminhada pela trilha ecológica do Parque do Cocó.

Programa
O presidente estadual do PV, Marcelo Silva, informou que, no momento, o partido está fazendo uma análise da situação política do Brasil e preparando um programa partidário que seja anunciado para a sociedade como uma alternativa ao que vem sendo apresentando nas últimas eleições. Assim como o PV pretende ter candidato à presidência da República, no Ceará, adianta, o sentimento do partido é de ter candidatura própria.

Na eleição de 2012, o Partido Verde não apresentou candidato à Prefeitura Municipal de Fortaleza, tendo se coligando ao PT à época. Marcelo Silva também esclarece que, por enquanto, a legenda ainda não está preocupada com possíveis nomes que possam vir a disputar o pleito de 2014, entendendo que o momento agora é debater um projeto para o Estado. 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares