Metas da saúde apresentadas em seminário hoje


seminário

Foi realizado nesta quinta-feira, 28, na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, organizado pela Prefeitura e pelo Hospital São Raimundo,  o seminário A Saúde de Várzea Alegre, Perspectivas e Desafios Para Continuar Avançando Ainda Mais.
Com expressivo público, o seminário contou com as presenças do prefeito Vanderlei Freire (PSD), do secretário municipal de saúde, Dr. Fernando Fernandes, dos diretores do Hospital São Raimundo – Dr. Pedro Sátiro, Dra. Evane Berenguer Pinheiro Lima, Dr. Carlyle Aquino Sátiro Oliveira, Dr. Raimundo Sátiro e o ex-secretário estadual da saúde e deputado federal Dr. João Ananias, palestrante do evento. O secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, que também seria palestrante, cancelou a viagem a Várzea Alegre para atender chamado urgente de interesse governo do Estado.
O prefeito Vanderlei Freire (PSD), abriu o evento reafirmando o seu compromisso com a saúde da população e confirmando que é meta do seu governo fazer uma saúde participativa, aumentar as equipes de saúde bucal, manter a parceria com o hospital São Raimundo, valorizar os profissionais da área e humanizar a saúde.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Fernando Fernandes, elencou várias conquistas na saúde, destacando a queda da mortalidade infantil, que em 2004 era de 25,89 por 1000 nascidos vivos, índice que fechou 2012 em 4 óbitos por 1000 nascidos vivos, e 92% das mães gestantes com assistência pré-natal com mais de sete consultas.
Como metas da Secretaria de Saúde no governo Avançando Ainda Mais, Fernando Fernandes disse que o prefeito Vanderlei Freire investirá na reestruturação das unidades básicas de saúde, na ampliação das equipes do PSF – Programa Saúde da Família de dose para quinze equipes. Com essa ampliação, o PSF implantará mais uma equipe no bairro Riachinho, uma equipe atenderá o bairro Grossos e mais uma equipe será instalada no bairro Sanharol. Ainda como metas do Governo Avançando Ainda Mais estão os projetos de implantação de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, um CAPS – AD, em consórcio com o município de Farias Brito, ampliação do acesso de pacientes a exames de alta complexidade na macrorregião do Cariri e tornar Várzea Alegre um polo regional de saúde.
Outra informação repassada pelo secretário de saúde e confirmada pelo prefeito Vanderlei, é que a saúde terá um centro administrativo que será instalado no prédio onde funcionava Hospital Santa Maria.
Falando em nome do Hospital São Raimundo, o Diretor Técnico da instituição, Dr. Carlyle, disse que após a contratualização dos serviços do hospital pelo governo do Estado em 2007 e com a unidade de saúde trabalhando com hospital intermediário, foram muitos os resultados positivos.
Dr. Carlyle destacou a formação de uma equipe para a realização de cirurgias especializadas nas áreas de cirurgia geral, urologia e genecologia, serviços implantados em 2008, e em 2009, o serviço de trauma-ortopedia, gerenciado pelo especialista, Dr. Pedro Aquino.
A partir do funcionamento e o sucesso da atuação dessas equipes, Dr. Carlyle disse que o Hospital São Raimundo se credenciou para receber pacientes de cidades vizinhas, se tornando uma referência em saúde na região. O objetivo da direção do São Raimundo, segundo o diretor, é tornar hospital estratégico, atendendo toda a região.
Outro sonho acalentado pelo médico é que Várzea Alegre possa se tornar sede de uma microrregião de saúde. Ele disse que há cidades sedes de microrregiões de saúde que somam pouco mais de cem mil habitantes, e que Várzea Alegre, somando os municípios de Lavras da Mangabeira, Cedro, Granjeiro, Umari, Baixio e Ipaumirim, tem maior número de habitantes, portanto com capacidade suficiente para sediar uma microrregião de saúde.
Depois de falar sobre as dificuldades financeiras que os municípios atravessam, dos números de acidentes de moto e de mortes violentas em virtude do consumo de bebida alcoólica e de criticar a imprensa pela forma como divulga esses resultados para a sociedade, o deputado federal João Ananias (PC do B), disse que o projeto de tornar a cidade de Várzea Alegre uma microrregião de saúde é possível, mas não é fácil. Segundo ele, para avançar o projeto terá o seu apoio, mas precisará de muita mobilização da comunidade. Ele disse que o Ceará tem vinte e uma microrregiões de saúde e a vigésima segunda está autorizada para funcionar no município de Cascavel, mas ainda não é uma realidade. Embora difícil, o deputado disse que esse é um processo que deve partir do município, com a formação de uma comissão para este objetivo, e que terá o seu apoio. João Ananias disse que o Hospital São Raimundo poderá ser hospital polo sem que para isto o município seja sede de uma microrregião de saúde. Ele citou como exemplo os hospitais São Vicente e Santo Antônio, da cidade de Barbalha.
FONTE DE PESQUISA SITE VARZEAALEGRE.COM

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares