Um vulcão situado na Ilha Branca, na costa leste da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta terça-feira (20) e lançou uma nuvem de vapor de 2 km de altura. Segundo as autoridades, o fenômeno não causou danos materiais e nem problemas no tráfego aéreo na região.
A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu por volta das 19h23 (da segunda, 19, em Brasília) na Ilha Branca, um terreno desabitado da Baía de Plenty, na Ilha Norte do país.
Os analistas descreveram a erupção como pequena, com duração de aproximadamente 10 minutos, e informaram que o vulcão lançou nuvens de vapor.
De acordo com a agência governamental, a atividade vulcânica não está relacionada com os movimentos telúricos registrados na última semana no Estreito de Cook.
Há pouco mais de um ano, no dia 7 de agosto de 2012, o vulcão Tongariro, situado na parte central da Ilha do Norte da Nova Zelândia, despertou com uma erupção que lançou rochas até 1 km de altura e espalhou cinzas acima dos 6 mil metros após permanecer inativo por 115 anos.
Em 1953, por causa de um deslizamento de terra após sua erupção, o vulcão Ruapehu causou a morte de 151 pessoas ao provocar um acidente ferroviário.
Nenhum comentário