Advogados buscam saída para 4 mil processos emperrados

Uma banca de 18 advogados, se reuniram neste final de tarde de terça-feira 15, no escritório do Dr.Joaci Costa nas proximidades do fórum no centro de Várzea Alegre.

O objetivo da reunião dos advogados locais e da região fora para tentar sanar um problema que se arrasta a tempo, a falta de juiz titular na comarca, o que vem causando insatisfação aos profissionais de advocacia como também a população que mais sofre com o emperro dos mais de 4 mil processos existentes nas duas varas desta comarca.

O Dr. Joaci Costa disse que já foi mantido contato com o tribunal de justiça órgão administrativo responsável pelaa área judiciária no estado, e a resposta obtida é que não há profissionais disponíveis, muitos se aposentaram e a procura é muito além dos juízes existentes para cobrir a demanda de todo o estado. 

Com essa falta os advogados estão insatisfeitos os processos estão todos parados, e a solução segundo Dr.Joaci será mobilizar com ações pertinentes para tentar reverter essa situação delicada no município.

Nas causas previdenciárias, há pessoas idosas com demanda na justiça e o Dr.Joaci particularmente disse que está fazendo sua parte mais sem assistência do estado será impossível andar com os processos.


O Dr. Vagner fala dos processos da área penal onde segundo ele tem presos com processos a mais de dois anos sem serem julgados, mais acredita que a mobilização que em hora se organiza possa trazer resultado positivo.


O Dr. André Tanaka advogado do município reconhece que o problema é de forma generalizada, todos os municípios estão sofrendo com a escassez de titulares nas comarcas.

O problema em Várzea Alegre é pior por que a muito tempo se arrasta a falta dos meritíssimos e isso tem acumulado uma carga enorme de processos de forma que os juízes quando aqui chegam já se sente desestimulado com a sobrecarga.


 Para o Dr. Tanaka uma saída seria o tribunal de justiça gerir melhor o seu (RH) recurso humano e realizar curso para juiz e servidor. Alegou ainda que a estrutura física, não oferece condições de trabalho uma vez que em Várzea Alegre  são duas varas existentes e ocupando o mesmo espaço, ambas trabalham juntas.


O promotor de justiça Dr. André Luiz enfatiza que vivenciando os problemas as angustias da comunidade a um sentimento de impotência não poder atender os anseios do povo que clama pela presença de um Juiz para despachar a demanda de processos.

Eis a razão pela qual nesta tarde de terça-feira está sendo criada uma campanha que envolve o ministério público e a OAB na mesma deve existir uma conscientização de que mesmo com o esforço mutuo os trabalhos não andam. Faz-se necessário sensibilizar os órgãos competentes para buscar através de mobilização sanar o clamor de uma gente que sofre com essa ausência de um Juiz para esta comarca.

A campanha deverá provocar o tribunal de justiça a lançar edital para preencher as vagas das duas comarcas ou até mesmo uma força tarefa de juízes para solucionar a grande demanda existente no município.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares