O que nossa lente viu? Escassez d’água, mais que uma preocupação.

Desse ângulo é possível ver que não há mais água no reservatório.
A meses que se tornou comum em grande parte do nordeste, nas andanças do dia a dia nos depararmos com realidades assustadoras como; Reservatórios secos vegetação retorcida e com tonalidade de coloração mudada em virtude do forte sol com temperatura estimada em 40º.

Uma prova desse sertão devastado pode ser vista no sítio Mari onde o açude lá existente recebe o mesmo nome. Onde havia água hoje tudo parece um deserto, onde apenas seres adaptados consegue sobreviver.

Há quem diga que é desespero, mais quem vive nas comunidades de Mari, Varas e Coité zona rural de Várzea Alegre sabe bem dessa realidade. A vegetação que servia de pastagem para os animais secou o porão do açude transforou-se em grande rachaduras.


E essa é apenas uma das dezenas de reservatórios do Ceará que com a falta de chuva regular teve parte de suas águas absorvidas pelo solo e outra parte evaporou com o forte calor. A esperança é que o sistema climático mude e as chuvas possam cair trazendo novas esperanças para o nordestino sofredor nesse cantinho do centro sul com divisa do Cariri Cearense.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares