Várzea Alegre discute educação em conferência municipal

VANDERLEI-FREIRE
A Prefeitura de Várzea Alegre, em ato democrático, promoveu nesta sexta-feira, 14, a II Conferência Municipal de Educação, com o tema “O Plano Nacional de Educação, Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O evento aconteceu no auditório Josué Alves Diniz, na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, com início às 13h30. Entre os participantes se destacou a presença do senador da república, o petista José Pimentel.
Com eixos temáticos em debate e com a visão de especialistas sobre a educação, os conferencistas tiveram um momento de reflexão sobre o futuro que desejam para a educação, embasados nas políticas que deram certo, na correção de algumas diretrizes e na apresentação de novas proposituras para melhorar o setor.
O prefeito da cidade, Vanderlei Freire (PSD), destacou avanços na educação, como a classificação em nível de proficiência verde escuro do SPAECE, reposição salarial dos professores em 7,97%, acompanhando a correção do piso nacional do magistério, e o compromisso de manter a valorização salarial dos servidores da educação.
Falando em nome da Educação, a secretária Maria Wandernaid, evidenciou o compromisso com a atualização do sistema educacional de forma a valorizar os profissionais da área e fortalecer as metodologias de ensino.
O primeiro palestrante foi o professor Moreira Filho, pedagogo da Universidade Regional do Cariri, que falou sobre “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”. O professor observou que a educação necessita de mudanças profundas para que a escola se torne prazerosa.
A professora da URCA, Norma Suely Ramos abordou o tema “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável – Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente”. Para Norma Suely, a educação tem que ser vista por um anglo diferente em tempos de supremacia do conhecimento e da informação. Ela citou que o Plano Nacional de Educação foi pensado há oitenta anos, mas ainda não foi efetivado em sua totalidade por conta de políticas descontinuadas dos sucessivos governos do país. Para Norma Suely, todas as políticas da educação já foram pensadas, o que falta mesmo são suas efetivações.
O filósofo e professor Dagoberto Diniz discorreu sobre “A Qualidade da Educação – Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”. O palestrante enumerou a evolução da educação de Várzea Alegre com dados estatísticos e enfatizou que a educação brasileira deve seguir esse caminho. Para Dagoberto Diniz a educação tem que sair dos palanques para se materializar. Ele defendeu a educação pelo prisma da dialética, que aceita mudanças, e contra a metafísica, que não admite transformações.
O evento também foi prestigiado pelo senador petista José Pimentel, que ministrou palestra sobre “O Plano Nacional de Educação – PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O senador Pimentel falou sobre as metas do governo da presidente Dilma Rousseff para fomentar o processo educativo com a construção de cursos profissionalizantes nas escolas com mais de quinhentos alunos, de forma que esses estudantes saiam do ensino fundamental preparados para entrar na universidade e também com uma profissão definida.
Após a apresentação foram eleitos os delegados e suplentes para levarem as propostas às conferências Estadual e Nacional de Educação.
Representantes de Pais:
Joana Isvalda Carvalho de Oliveira Lima – Titular
Maria Rosimeire Araújo Bezerra – Suplente
Representantes de Alunos:
Simone de Lima Vieira – Titular
Renata de Sousa Silva – Suplente
Representantes do Conselho de Educação:
Pedro Bitu de Oliveira – Titular
Sayonara Gonçalves Bezerra – Suplente
Representantes de Diretores:
Carlos André Bezerra Marques – Titular
Antônio Alves de Almeida – Suplente
Representantes dos Professores:
Cícero Anderson de Almeida Bezerra – Titular
Maria das Dores Costa – Suplente
- See more at: http://www.varzeaalegre.ce.gov.br/portal/varzea-alegre-discute-educacao-em-conferencia/#sthash.kralEqoS.dpuf

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares