MORRE MÃE DO RADIALISTA CLÁUDIO SOUZA

Faleceu as 00:00h após 14 dias de internada em uma Unidade de Terapia Intensiva UTI Maria Amélia de Sousa (Dona Amélia do Queremos Deus). Seu corpo será velado em sua residência na rua 10 de novembro centro. Haverá missa de corpo presente as 17:00h na igreja matriz de São Raimundo Nonato e em seguida o sepultamento no cemitério da saudade.  

MARIA AMÉLIA DE SOUSA, NASCIDA EM 09/03/1931 (84 anos), era filha de Raimundo Bernardino de Sousa (Raimundo Bodeiro – O Bode que era marchante) e Maria Cândida Pinheiro – Casou-se com José Raimundo de Sousa (Zé Nenem, falecido a apenas 04 meses), com quem conviveu 62 anos de matrimônio e teve 16 filhos, sendo que apenas 06 se criaram, são eles:
Raimundo José de Sousa (Reside em Fortaleza)
Antonia Amélia de Sousa (Maria – falecida a 13 anos)
Maria Amélia de Sousa Filha (Mocinha – Grupo Mulheres de Fé)
Flávio José de Sousa (Reside em Mato Grosso)
Evilásio José de Sousa (Grupo Vicentinos)
Cláudio José de Sousa (Cláudio Sousa – Radialista da Rádio Cultura)

Dona Amélia ficou bastante conhecida nos anos 70 e 80, quando possuía um “Café”, bastante frequentado bem no centro de Várzea Alegre. Depois foi membro-fundadora do Grupo de Oração “Queremos Deus”, destacando-se também como fiel zeladora da Mãe Raínha e Apostolado da Oração.

Acompanhe Postagem do filho radialista Cláudio Souza.
Uma vida dedicada a servir foi assim por quase todos os 84 desta guerreira
Venho relatar o histórico de vida de uma pessoa muito especial para toda a comunidade de Várzea Alegre: Maria Amélia de Sousa, Amélia Bodeiro, Dona Amélia do Café, Dona Amélia do Queremos Deus, minha querida Mãe Amélia.
Nascida em 09 de Março de 1931, nesta cidade de Várzea Alegre. Filha única de Raimundo Bernardino de Sousa (Raimundo Bodeiro – O Bode Machante, dos Contrastes de Várzea Alegre), e de Maria Cândida Pinheiro.

Na época não existiam escolas, no modelo que conhecemos agora. As aulas eram tomadas de maneira rude na casa da professora Dona Janoca Araripe, o conteúdo restringia-se á Cartilha do ABC, ao Caderno de Caligrafia e a Tabuada, e os três livros de Antonio Firmino de Proença tendo sido estes os seus únicos estudos. Foram seus colegas de sala os saudosos Otacílio Correia, Luiz Diniz e os ainda vivos João Pimpim Afonso de Zé Pirú dentre outros.

Aos 13 anos um dos maiores golpes de sua vida: perdeu sua mãe “Mariínha”. Vendo-se órfã de mãe, passou a residir com o Tio João Cesário. Seu pai, pouco tempo depois já começa a formar nova família, e casa-se com Maria Romana Ferreira de Sousa, com quem tem mais 02 filhos: Francisco das Chagas Sousa (assassinado aos 18 anos de idade) e Francisco Jacinto de Sousa, ainda vivo e residente em São Paulo.

Em 11 de Setembro de 1952, casa-se com José Raimundo de Sousa (Zé de Neném Cesário, das Panelas), primo de segundo grau.
Com apenas 11 meses de casados nascem gêmeos os primeiros filhos, Raimundo José de Sousa e Antônia Amélia de Sousa (Maria, de saudosa memória). Foi o início de sua prole, de 13 filhos, sendo, como costuma dizer no seu linguajar “13 de tempo, e 03 fora de tempo”, referindo-se aos abortos indesejados, cujos filhos “já nasceram mortos”.

Hoje vivos somos apenas 05 filhos: Raimundo José de Sousa (que reside em Fortaleza), Maria Amélia de Sousa Morais, Flávio José de Sousa (que reside em Mato Grosso), Evilásio José de Sousa e Cláudio José de Sousa.

No ano de 1958, foi para São Bernardo do Campo, onde residiu por 6 anos, ao retornar abriu um Café como era conhecido os restaurantes aquela época, onde exaustivamente trabalhou por 13 anos.

Foram diversos os fatos marcantes de sua vida, desde a dura batalha da sobrevivência, o fato de ver muitos de seus filhos falecerem ainda criança, o meio-irmão, assassinado aos 18 anos de idade, e as maiores que ainda estavam por vir: a perda da sua primogênita, a inesquecível Maria, aos 49 anos de idade e por fim o neto Matheus, com apenas 14 anos de idade. Angustias suportadas, Feridas jamais cicatrizadas, Duras penas que não derrubaram a mulher guerreira, símbolo de resistência e perseverança até hoje. Segredo da superação? Fé no Cristo Ressuscitado! Fé no Deus da vida e trabalho pela divulgação do Seu Reino!

Mulher de fibra que desde a infância segue fielmente os preceitos da Santa Igreja Católica, incansável assistência com terços da Virgem Maria a aqueles que perdem seus entes queridos, Celebrações da Palavra nos lares cristãos e, especialmente Renovações ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria por todos os bairros de Várzea Alegre. Força admirada por todos que vê esta senhora, que hoje completa 80 anos e suas colegas do GRUPO DE ORAÇÃO QUEREMOS DEUS, subir e descer morros, de um lado a outro da cidade sem se reclamar e sempre pronta a servir.

É membro fundadora do Grupo de Oração, Queremos Deus, do Grupo de Senhoras Intercessoras, do Apostolado da Oração e do Apostolado da Mãe Rainha. Sendo a perca do Esposo na madrugada do dia 27 de Fevvereior último fora para isupórtavel. E na batalha por esta vida a guerreira pedre esta batalha aà meia noite deste dia 07 de julho de 2015. 


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares