VÁRZEA ALEGRE ENTRE OS 14 MUNICÍPIOS MAIS BEM AVALIADOS PELA SEMACE EM QUALIDADE AMBIENTAL

Ações da Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, conseguiram avançar no Índice de Qualidade Ambiental (IQM).
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Iranildes (Nuda), o IQM é um indicador medido pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado.
A avaliação é feita anualmente, dividida em duas etapas, sendo a primeira com as respostas a um questionário que tem em anexo vários documentos. Na segunda etapa, a cidade recebe uma visita técnica quando são avaliados se as respostas postas no questionário e os documentos anexados comprovam a realidade das ações. “É uma avaliação extremamente séria e rigorosa” - disse.
Para o IQM, cinco requisitos são avaliados detalhadamente, sendo todos relacionados à gestão do lixo e da limpeza pública.
O primeiro requisito é relacionado ao gerenciamento dos resíduos sólidos e o município tem seu plano desde 2008, mas não ganhava prêmios porque não existia a operacionalização desse plano. “Uma coisa é ter uma lei e não funcionar, e outra coisa é ter e funcionar, o que veio a acontecer no governo do prefeito Vanderlei Freire” - disse.
Nuda afirmou que o plano veio a funcionar com trabalhos das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura.
Para Nuda, o segundo ponto avaliado, é a coleta de lixo sistemática que avançou no governo atual, quando o transporte do lixo não é feito mais em carro aberto e sim em veículos fechados e com compactadores. A coleta do lixo também é feita nos bairros mais distantes e nas sedes dos distritos.
Nuda citou também que contribuiu para esse avanço a coleta seletiva do lixo, que cresceu com a criação de uma associação que recebe esse lixo e que é subsidiada, motivada e incentivada pela Prefeitura. “A coleta seletiva ela é fundamental para o município, para o meio ambiente e para as futuras gerações” - declarou.
Nuda informou que o objetivo é implantar até 2016 um projeto em parceria com a Coelce, que permite que os resíduos sejam trocados por descontos na conta de luz e nesse objetivo a associações dos catadores de resíduos sólidos está sendo legalizada.
Várzea Alegre, segundo Nuda, perdeu alguns pontos nos quesitos quatro e cinco, que dizem respeito ao destino final do lixo por falta de aterro sanitário, mas deixou claro que esse não é um problema só de Várzea Alegre.
Nuda esclareceu que o Governo Federal criou a Lei nº 12.305 que estabeleceu que até agosto de 2014 todos os municípios implantassem seus aterros sanitários, só que o Ministério do Meio Ambiente criou a lei mas não destinou recursos para as construções desses aterros. “Essa é uma coisa que foge do nosso alcance. Para se ter uma ideia, de mais de cinco mil municípios no Brasil, menos de 50%, ou seja, menos de três mil municípios, têm aterros sanitários. O custo da construção de um aterro sanitário é muito alto” - disse.
A solução para essa situação, e que já é motivo de diálogo do prefeito Vanderlei Freire (PSD) com outros prefeitos de cidades da região é para que seja construído um aterro sanitário em forma de consórcio, dividindo os custos e sanando o problema.

Comentando especificamente o avanço de Várzea Alegre no IQM, Nuda disse que essa avaliação varia de 0 a 1 e só quatro municípios do estado do Ceará, de 184, atingiram a nota máxima. A nota de Várzea Alegre foi 0,7, ficando o município entre os 14 mais bem avaliados, classificado no mesmo patamar de cidades como Crato e à frente de cidades como Juazeiro do Norte e Iguatu. “Várzea Alegre foi muito bem avaliada e tratar bem e dar o destino correto para os resíduos e para o lixo é uma preocupação com o bem-estar e com a saúde pública dos varzealegrenses”- disse.
Essa avaliação também melhora a distribuição do ICMS do Estado entre os municípios de acordo com sua pontuação, sendo o repasse máximo de 2%.
A evolução de Várzea Alegre no IQM, com dados consolidados pelo IPECE: 2011: 0,2; 2012: 0,2; 2013: 0,3;  2014: 0,3; 2015: 0,7.
A avaliação
Avaliação do Índice de Qualidade do Meio Ambiente dos municípios cearenses para 2015. O índice varia de 0 a 1, sendo que os melhores são os mais próximos de 1.
Secretaria de Meio Ambiente
MARIA IRANILDES LEANDRO ALMEIDA
E-mail: meioambiente@varzeaalegre.ce.gov.br
Rua Antônia Gonçalves Cassundé, s/n - Varjota
(88) 3541-2277/ 9306-4856 / 9633-3229 / 9817 0372/ 3541 2277


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares