Secretário de Saúde vai aos EUA em busca de recursos para microcefalia

Reunião foi agendada após visita da diretora-geral da OMS ao Recife.
Iran Costa ainda participará de curso sobre saúde infantil em Harvard.


Secrerário Estadual de Saúde, Iran Costa, ficará nos EUA até o dia 18 (Foto: Aldo Carneiro/ PE Press)
Em meio à epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, aportou na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, para tentar captar recursos para a realização de pesquisas e tratamento às crianças com microcefalia. Ele participará de reuniões com representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) com o intuito de firmar parcerias com entidades estrangeiras para ampliar as ações de combate ao mosquito e às doenças ocasionadas pelo Aedes. Costa ficará nos Estados Unidos até o dia 18 deste mês.
Durante esse período, o secretário também irá apresentar as descobertas na detecção da alteração padrão dos casos de microcefalia. Ele ainda irá compartilhar experiências quanto a investigação, notificação das crianças nascidas com a malformação elaboração dos protocolos para orientação dos profissionais com relação ao manejo dos pacientes e estruturação da rede de assistência.

A visita foi acertada após a visita da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao Recife no mês de fevereiro para acompanhar de perto as ações desenvolvidas no combate a dengue, chikungunya e o vírus da zika, além do tratamento dos casos de microcefalia. À época, comentou que estava em Pernambuco para aprender sobre o problema.
"É preciso aprofundar o estudo da relação da zika com a microcefalia. A zika é mistério. Ainda estamos tentando obter respostas. Precisamos comparar padrões. O Brasil tem pessoas competentes. Não tenho medo do mosquito. O trabalho tem sido excelente. Não é fácil. Faço um apelo à mídia: vamos trabalhar juntos", declarou

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares