40 Convênios do Projeto São José III são assinados na SDA

Os convênios irão beneficiar 1.619 famílias de 33 municípios do Estado do Ceará
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, realizou na manhã desta segunda-feira (30) cerimônia de assinatura de 40 convênios de projeto produtivo e assessoria técnica do Projeto São José III. Atendendo um total de 1.619 famílias, os convênios irão  beneficiar 40 comunidades de 33 municípios cearenses. O valor investido, oriundo do Governo do Estado e do Bando Mundial, é de R$  12.479.019,25 (Doze milhões, quatrocentos e setenta e nove mil, dezenove reais e vinte e cinco centavos).
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, a SDA vem abrigando várias atividades para melhorar a vida do homem do campo. “O projeto São José é resultado não só de um esforço da secretaria, mas também do diálogo com movimentos sociais e associações rurais. O esforço em equipe e o compromisso com a agricultura familiar é nossa base e a conquista e continuidade de direitos e oportunidades é nosso compromisso”, concluiu.
Foram assinados 29 convênios de apicultura, onde vão ser construídas e equipadas casas de Mel, entreposto de mel e unidades de extração de mel, 7 convênios de frulticultura com construção e reforma de unidades de processamento de polpa de frutas e 4 convênios de ovinocaprinocultura, com formação de reserva estratégica de forragem, implantação de unidade de produção de ração animal, aquisição de 10 kits de irrigação e implantação de uma unidade produtiva de ovinocaprinocultura.
Segundo o coordenador do Projeto São José III, Lafaiete Almeida, o objetivo maior do projeto é a transformação da condição de vida e da dignidade do campo. “O primeiro passo a gente cumpre aqui, com a busca de condições e projetos para as comunidades, agora a segunda parte é o compromisso de todas as famílias beneficiadas, fazendo valer os investimentos e melhorando a qualidade da vida do campo.”
Os municípios beneficiados foram: Aiuaba, Apuiarés, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Beberibe, Capistrano, Cariús, Cascavel, Choró, Crateús, Graça, Horizonte, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Novo Oriente, Palhano, Parambu, Paramoti, Pindoretama, Quixeré, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá e Várzea Alegre.
O presidente da Associação Comunitária de Agricultores e Agricultoras Rurais do Riacho do Meio de Choró, João Felix de Sousa, assinou o convênio de apicultura que vai beneficiar 11 famílias da comunidade. “As 11 famílias são apenas de início, o intuito da comunidade é aplicar o projeto para 18 famílias. Será um grande complemento de renda e alimentar para essas famílias, que dependem do campo para produzir suas rendas”.
Participaram do evento o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o presidente da Aprece Expedito Nascimento, o superintendente do Idade Eduardo Barbosa, os deputados estaduais Rachel Marques, Moisés Braz, Evandro Leitão, Robério Monteiro, Sérgio Aguiar, Geová Mota, prefeitos, coordenadores e presidentes de associações ruais.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares