Várzea alegre – Audiência pública sacudiu segurança pública do município.

Foi realizada na noite da terça-feira 03, a tão sonhada audiência pública, nas dependências da escola Dr. Pedro Sáitro, com presença de grandes autoridades do município como. O prefeito Vanderlei Freire (PSD) o juiz da comarca Dr. Ronald, diretora da cadeia, diretoria da CDL, vereadores, escolas e sociedade organizada. Foi notada por algumas autoridades a não participação da população em si, que também como os comerciantes são alvos da violência.

Nossa reportagem acompanhou o importante momento de discussão por uma melhor segurança pública, e colheu opiniões de varias autoridades. Dentre elas:

CDL
-O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL o empresário Luiz Fernando Costa Cavalcante classificou como boa a audiência, porém, lamentou a ausência do delegado como também do promotor de justiça segmentos que para o diretor da CDL seriam de muita importância no momento. Também reconheceu que houve uma distorção em alguns discursos quando para ele, os oradores que tomaram rumos diferentes da pauta gerando interesse próprio.

Vereador da oposição
-Para o vereador líder da oposição Luiz do Conselho, o mesmo entende que deva ser lançado um projeto que venha cuidar melhor das crianças inclusive com acompanhamento diferenciado onde essas crianças possam receber uma atenção básica de profissionais especializados como, psicólogo, pedagogo enfim, uma assistência especifica para cuidar de uma quantidade de crianças em maior risco, assim teremos melhores condições de combater esse caso terrível das drogas, e consequentemente os crimes. “Educar uma criança até 12 anos é bem mais fácil que recuperar um adolescente com 16 anos”. Disse. 

Vereador de Situação
-O vereador do (PT) e líder da situação Antônio Sebastião disse que acredita faltar compromisso por parte de alguns segmentos, para ele algumas autoridades não cumprem como deveriam seus papeis e isso é o grande gargalo, enfatiza que a responsabilidade deve ser dividida para todos ou não teremos solução. O problema da cadeia pública para o vereador poderia ser resolvido com o apoio dos comerciantes por exemplo.

Polícia militar
-O capitão Arquênio comandante da polícia militar no município afirmou que o momento foi oportuno e de grande valia, onde a sociedade se organizou para cobrar seus direitos e ele parabeniza pela atitude. Disse não recuará e está a disposição da população para tentar sanar o problema.

Pediu que fosse criado um conselho comunitário para que possa juntamente com as polícias civil e militar discutir com mais amplitude os problemas e as demandas no tocante a segurança pública. Também acredita que a reativação do Programa Educacional de Resistencia as Drogas - PROERD no município seria importante para trabalhar o combate às drogas, dando orientações as crianças e as informando do grande mal que gera os entorpecentes.

O capitão também antecipou que já falou com o coronel Tibúrcio comandante do 10º BPM para que na medida do possível mandasse duas motos Falcon 400c que irão auxiliar nas rondas ostensivas da polícia.
Outro ponto que o capitão defende e que melhoraria significativamente a situação, seria a criação de uma guarda municipal para auxiliar na segurança pública. Duas guarnições já dava um grande suporte a polícia.

Diretora da cadeia pública
-Dra. Ana Claudia Guimarães diretora da cadeia pública que na audiência apresentou uma carta aberta, entende que se houver uma união dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Seria uma saída para conter pelo menos parte do problema, o que ela tem de mais grave e urgente seria o reerguimento do muro do presídio, local de acomodação dos infratores.

Com a falta de funcionamento da cadeia a polícia não tem nem como combater a criminalidade já que ao prender um delinquente, falta aonde o colocar, uma vez que desde fevereiro o muro do presídio caiu e não teve ainda como reconstruí-lo.

-O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Michael Martins apresentou sugestões, como: monitoramento dos infratores, uma comissão para deliberar as demandas junto ao governo do estado, e se por um acaso não tenhamos êxito ai o povo deverá ir às ruas.

Juiz da comarca
-O juiz da comarca Dr. Ronald Neves se disse satisfeito em ter participado da audiência e esse é o caminho, sentar diversos segmentos para discutir a segurança pública.

No que tange o problema que hora se instala no município o juiz classifica como fator principal são as políticas públicas, que segundo ele devem ser bem mais exploradas. A educação é primordial para que se tenha uma sociedade sadia, é preciso tratar em educar bem para se ter resultados positivos. Não somente os órgãos competentes para salvar uma comunidade e sim, todos unidos pelo mesmo objetivo a participação da sociedade é muito valiosa.

Prefeito municipal
-O prefeito municipal Francisco Vanderlei de Souza Freire (PSD) expõe as dificuldades pelas quais passa o município como um todo, mas diz que é de muita importância melhorar na segurança pública, é tempo de unir todas as forças e órgãos competentes para dar uma resposta convincente, e pegando um gancho do Michael Martins acredita que deve sim, ser criada uma comissão para levar junto ao governo do estado algumas demandas.


O gestor é solidário as vítimas dos últimos acontecidos, e buscará mesmo mediante a qualquer circunstância de dificuldade traçar metas que possam solucionar um problema vivido por Várzea Alegre mais que é de um nível nacional. Mas como moramos aqui precisamos resolver os problemas que nos preocupam.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares