Comunidades dos municípios de Várzea Alegre e Farias Brito deram início a reconstrução da barragem Tapera.

A foto mostra uma mistura de lideranças de dois municípios erguendo os braços para dar início aos trabalhos de reconstrução da barragem Tapera.
O líder comunitário José de Alcântara Freitas (Dedé) reuniu na tarde da sexta-feira 17, diversas lideranças políticas de dois municípios para fincar a primeira pedra da reconstrução da barragem Tapera na comunidade de Chapada divisa com Baixio dos Docas, comunidades situadas na divisa dos municípios de Várzea Alegre e Farias Brito.

O líder comunitário José de Alcântara Freitas (Dedé) coloca a primeira pedra que marca o início das obras de reconstrução da barragem Tapera no rio Fortuna na comunidade de Chapada divisa com Baixio dos Docas entre os municípios de Várzea Alegre e Farias Brito.
A barragem havia sido construída no ano de 1994 mais que 10 anos depois no ano de 2004, em virtude do forte inverno daquele ano a barragem rompeu e daí para cá não mais havia sido reerguida. Segundo o Dedé houve alguns projetos foram feitos tanto pelo legislativo como pelo executivo mais sem sucesso.

E como as comunidades são bastante carentes do abastecimento de água, os moradores a exemplo do que foi feito na barragem da Gangorra, os mesmos tomaram a iniciativa de convidar autoridades dos dois municípios e dar início a reconstrução da barragem que deve atender a uma demanda de mais ou menos 200 famílias.

Dona Maria Alves da Silva (Lindalva) de 59 anos sabe o valor da barragem para aquelas comunidades de Chapada, Baixio dos Docas e adjacências. Ela disse a nossa reportagem que para o consumo humano a água só chega as residências através de ancoretas carregadas por jumentos, água está cedida pelo senhor Osvaldo de Marcelino. Já a lavagem de roupas as donas de casa se deslocam até o açude do Monte Alegre.

O vereador Manoel Domingos da Silva (Deir) PCdoB, que estava na companhia do vereador presidente da câmara de Farias Brito Chico da Betânia e do pré-candidato a prefeito Zé Maria, falou em nome dos Fariasbritenses, onde se coloca solidário ao movimento de reconstrução encabeçado pelos moradores das comunidades de Chapada e Baixio dos Docas, também parabenizou os idealizadores do projeto, que servirá para abastecer tanto as comunidades de Várzea Alegre como de Farias Brito. 
Encerrou dizendo que as autoridades daquele município, se dispõe a ajudar na medida do possível.

Outro que se comprometeu em ajudar no andamento da obra foi o vereador do Partido Verde (PV) e pré-candidato a prefeito Dr. Fabrício Ferreira Rolim. Ele que já contribuiu para a barragem da Gangorra esteve presente com sua equipe na comunidade da Chapada para dar seu apoio e incentivo na reconstrução do reservatório de água. Na companhia do pré-candidato a vice-prefeito Dr. João Siebra, Fabrício destacou a unidade das comunidades para conseguirem seus objetivos e disse que água é vida por essa razão é solidário a edificação da barragem. Disse ainda que atitudes como a do Dedé e companheiros serve de inspiração para outras comunidades.

Os empresários Dedé da Topique, Raimundo da Esplan e o cabeleireiro Miudinho também deixaram suas contribuições doando alguns sacos de cimentos. Dedé da Topique pré-candidato a vereador e filho do distrito de Riacho Verde sempre que possível está junto daquelas famílias assim como o Raimundo que foram doadores na barragem da Gangorra.

Também visitou a comunidade juntamente com sua equipe o pré-candidato a prefeito de Várzea Alegre pela oposição Homero Fiúza. Se solidarizou com os batalhadores pela reconstrução da barragem e pousou para foto que marcou o início das obras quando o Dedé ficou a primeira pedra dos trabalhos da obra.


Outras autoridades de ambos os municípios se misturaram aos moradores das localidades e degustaram um delicioso mungunzá oferecido pelos anfitriões como também um saboroso pão de arroz fazendo jus ao mês junino. Refrigerante e café completaram o cardápio.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares