Várzea Alegre – Tradição junina recebe inovação

Há mais de dois milênios o mês de junho ganhou uma tradição de acender a fogueira, soltar os balões e dançar aquelas músicas em ritmos aceleradas conhecidas como músicas de quadrilha.

Em Várzea Alegre, podemos encontrar grupos profissionais de quadrilhas que, em sua maioria nasceram a partir de uma brincadeira herdada dos avós que passou para os filhos e atravessou gerações. Assim, algumas instituições incentivam às suas comunidades a preservarem e inovarem a tradicional quadrilha junina.

Destacamos as associações Luís Otacílio Correia – Casa Mãe que neste dia 16 de junho de 2016, apresentou a sua 15ª edição da tradição junina de quadrilha abordando as músicas de Dominguinhos forró pé de serra nordestino na praça da Matriz de São Raimundo Nonato vista na imagem 01. A outra instituição que se preocupa com a manutenção da tradição de quadrilha junina é a Associação Beneficente e Cultural nossa Senhora de Fátima – ABCNSF, do bairro Riachinho que, no dia 13 de junho deste ano apresentou seu trabalho na Praça Nossa Senhora de Fátima a quarta edição, com o tema:”Convite” uma poesia de José Paulo Paes, vista na imagem 02.


As inovações têm deixado para trás o uso da sanfona, triangulo, pandeiro e o zabumba, todos substituídos por gravações que, na maioria das vezes são fragmentos de várias músicas adequando-as ao tema trabalhado, mas, mesmo assim, não deixando desaparecer o tradicional arraiá junino que agita a criança e mexe com o coração dos mais idosos. Essa é a nossa Várzea Alegre.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares