Cultura, os caretas estão nas Ruas.


Os caretas são homens na maioria das vezes trajando vestidos e usando caretas de couro, papelão dentre outras improvisações, o objetivo além de ficarem diferentes e assustando a garotada é também pedir esmolas por onde passam para realizar a ceia larga na quinta-feira santa ou quinta feira maior.

Normalmente tomam posse de uma roupa usada enche-a de trapos e criam o famoso Judas, montam o boneco em um jumento e desfilam nas Ruas ou comunidades pedindo o jejum. Nos anos anteriores usava-se ainda a pratica de um circulo e no seu interior colocavam prendas para serem furtadas pelos admiradores.

Os próprios caretas serviam como guardas de sentinela e os corajosos que entrassem eram açoitados os de perseverança corriam até um local determinado e ao chegar ficavam com a prenda roubada. A brincadeira se dava na noite da sexta-feira santa após acontecia à queima do Judas.

Ainda hoje na comunidade do bairro Varjota e do Roçado de dentro os moradores usam a prática dos caretas, fazem o Judas mais na se realiza a festa do circulo com as prendas a serem roubadas. Pedem apenas para jejuar. 

E para deixar o momento mais alegre unificam a cultura dos caretas a cultura da banda cabaçal jovens tocam pífanos acompanhados pelo som do zabumba e uma caixa deixando os mascarados mais eufóricos.
Por onde passam são bem acolhidos pela comunidade que tiram fotos e dançam junto aos mesmos em sinal de reconhecimento pela existência da cultura que a séculos existe em Várzea Alegre.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares