Membros da (ABEXA) visitam associação do Mocotó

Thiago - Fabiana - Nilza e Jaime
Quatro membros da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (ABEXA) estiveram nesta segunda-feira 17, visitando a fábrica de redes de dormir localizada no sitio Mocotó sede rural do município de Várzea Alegre, distante 12km da sede urbana.

A Maria Miguel de Oliveira ( Rosinha ) presidente da fabrica acolheu com muito carinho a equipe de 04 profissionais formados pela jornalista Nilza Barros, fotografo Jaime de Carvalho Junior e os dois documentaristas Fabiana Lavor Stig e o Thiago Barbosa.
Leia redação da Nilza Barros mostrando o porque que a equipe esteve visitando nosso município.

Mulher Artesã Brasileira
Artesanato é tema de exposição na sede da ONU em Nova Iorque no mês de setembro
 A arte de quinze artesãs será objeto da exposição “Mulher Artesã Brasileira” em setembro de 2013, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (ABEXA), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Instituto Centro Cape, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – Brasil) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.
A exposição “Mulher Artesã Brasileira”  visa promover a imagem do artesanato no exterior, por meio de diversas atividades sócio culturais, incluindo uma mostra de fotografia e de objetos, a produção de um documentário, uma conferência e a publicação de um livro de arte.
O objetivo é desvendar a alma da mulher que alcança na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social de sua comunidade.
Uma expedição de jornalistas e documentaristas está percorrendo o Brasil para retratar essas mulheres que se valem de toda a sua força psíquica e física no esforço de dominar os mais diversos materiais encontrados no meio ambiente e que resultam em obras de arte genuínas.
Entre as selecionadas figuram Raimunda Nonata Silva Pinheiro Kaxinawa (Acre),  Wendy Sherry Oliveira Barros (Alagoas), Maria Marli das Chagas Oliveira (Amazonas) Maria Miguel de Oliveira (Ceará), Berenicia Correa Nascimento (Espírito Santo), Maria José Gomes da Silva, Juracy Borges da Silva e Gercina Maria de Oliveira (Minas Gerais), Neulione Alves Gomes e Lucileicka da Silva David (Mato Grosso), Maria das Dores Ramos Silva (Paraíba), Ivonete de Moura Santana (Pernambuco), Raimunda Teixeira da  Silva (Piauí), Monica Carvalho (Rio de Janeiro) e Elsa Pozzobon Noal (Rio Grande do Sul).





Um comentário

  1. Valorização! Essa palavra não é ressaltada no meio de muita gente dentre nós cearense e Várzea-alegrense, mas o reconhecimento chegou depois de muitas lutas,de muito trabalho, de muita frustrações, desânimos, emfim, hoje temos a vitória do pequeno,que alcança o inimaginário, Rosinha com suas pernas pequenas mas com o olhar além, mostra e prova que nenhuma barreira é maior que a força de vontade.Valorizem todos...Isso é o que temos, o que somos, o que idealizamos mais fazemos a utopia virar realidade...Edna Oliveira

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares