A secretaria municipal de meio ambiente, encerra os trabalhos de 2013, com uma palestra sobre a escassez da água no Brasil e no mundo.

Maria Dolores Técnica da COGERH
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou ontem dia 10 de dezembro na escola profissionalizante Dr. José Iran Costa uma palestra ministrada por Maria Dolores - Técnica da COGERH. A palestra tinha como objetivo alertar a população para a escassez da água no mundo e em especial no Município de Várzea Alegre, assim como a necessidade urgente de se criar uma consciência para o uso responsável desse recurso essencial a vida no planeta.

O evento contou com a presença de mais de 300 alunos da Rede Municipal e Estadual. Além da palestra, alunos das Escolas: Dário Batista Moreno, José Correia Lima, Maria Afonsina e Dr. Pedro Sátiro participaram de um concurso de vinheta sobre o tema “Água recurso natural esgotável”.

 “Todas as equipes se apresentaram de forma brilhante, foram fiéis à proposta e muito criativos, pena que apenas um trabalho tenha que ser escolhido”, disse a Secretária Maria Iranildes. O grupo Premiado era formado por Guilherme de Souza Lima e Luano Bruno de Oliveira alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola José Correia Lima.
A ONU, definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, que foi oficialmente lançado em uma cerimônia dia 11 de fevereiro na sede da Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (UNESCO), em Paris, França, por isso, a SEMMA resolveu encerrar as atividades do ano em curso tratando desse assunto e ressaltando sobre a importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda está em rápido crescimento.
A Secretária em sua fala elencou dados estatísticos e estimativos sobre a água, entre eles: “Uma em cada cinco pessoas já sofrem com a falta d’água”.

“14 milhões de Nordestinos estão vivendo com pouca ou nenhuma água”.
“No ano de 2025, 30% da população mundial deverão viver em absoluta falta d´água”.
“Em 2025 á água poderá ser motivo de guerra em vários países do mundo.”
O tema água deve ser discutido continuamente, nas escolas, igrejas, trabalho e na família e o uso racional deve ser uma prática constante, precisamos mudar nossos hábitos completou a Secretária.

A Técnica da COGERH explanou sobre a Bacia Hidrográfica do Salgado, onde Várzea Alegre está inserida, explicando que a estrutura Geológica local é cristalina, o que não favorece a infiltração da água no solo, por isso o município conta com uma grande quantidade de açudes, e poços.


A mesma ainda falou sobre o açude Olho D’Água, que abastece o município de Várzea Alegre, dizendo que sua capacidade é de 21.000.000 m³ de água e que devido ao baixo índice pluviométrico dos últimos anos ele se encontra com apenas 41% de sua capacidade, chamou a atenção dos jovens para ter cautela com a água, usá-la de forma responsável, e alertou “caso não haja um bom inverno, em 2014 haverá racionamento de água no município”.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares