FORUM CARIRIENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ACONTECEU EM BARBALHA

Por ocasião do evento, o grupo de economia solidária e turismo rural promoveu a feira com produtos agricultura familiar:
Aconteceu mais uma edição do Fórum Caririense de Economia Solidária (FOCAES), o evento é promovido pelo Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural de Barbalha e foi realizado no Parque da Cidade.
Por ocasião do referido evento, o Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural, promoveu uma feira com produtos da agricultura familiar.
Esta ação dos encontros com a feira da economia solidária acontece em parceria com a EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UNAB, Associações de comunidades rurais de Barbalha, BNB, Instituto Agropolos do Cariri, SESC Crato, UFC e Prefeitura de Barbalha.
27 municípios da região do Cariri fazem parte do Fórum Caririense da Economia Solidária, e em Barbalha, agrega sete associações comunitárias.
“Esse Fórum e a feira dos produtos, representa um fortalecimento da agricultura familiar; No encontro é registrada a presença dos agricultores que representam, trocam e vendem seus produtos interagindo e valorizando a economia solidária”, esclareceu Francisco Antônio Bernardo, presidente da União das Associações Comunitária de Barbalha.
Antônio Bernardo também afirmou que, em Barbalha a Prefeitura vem comprando os produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, e isso, já é um fortalecimento para os agricultores. Antônio Bernardo ainda falou que o evento, precisa ser fortalecido ainda mais, porque sente um pouco retraído, devido o inverno e incentivo dos governos da esfera estadual e federal que ainda é pouco. “O que nós queremos é produzir mais, porque a qualidade já existe”, concluiu.
Romão França do Instituto Agropolos também fortificou o evento, e disse que ele representa uma grande conquista e acima de tudo, a consolidação do trabalho do grupo. Agricultura familiar é notável com seus produtos nessa feira em Barbalha, porque é uma feira que já é conhecida na região. E o Agropolos faz parte do Fórum da Economia Solidária e vem apoiando as feiras dos produtos da agricultura familiar, através de um contrato de gestão com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.
A Coordenação do Fórum, através de Heliane Aragão do Sesc, disse que o Fórum tem sua participação e contribuição que faz junto aos agricultores do Cariri. Um dos pontos fundamentais que o Fórum visa, é a questão da economia solidária, a solidariedade e o trabalho parceiro, fazendo formação junto com os agricultores na questão da auto gestão e trabalhando essa parceria.  

No local do evento, funcionou o engenho de rapadura e a casa de farinha, além da exposição para a venda de vários produtos.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares