COMBATE AO CALAZAR, A MISSÃO CONTINUA.

Uma espécie de força tarefa está atuando no município de Várzea Alegre na tentativa de combater a proliferação do calazar, doença esta pela qual uma criança de um ano e dois meses morreu suspeita de tê-la contraído, ocalazar tem como fonte armazenadora os cães em especial soltos nas ruas.

A partir do descontentamento acontecido o governo municipal na pessoas de sua excelência Francisco Vanderlei de Souza Freire (PSD) tem tomado todas as medidas cabíveis para conter o avanço da doença que acometeu inúmeros animais caninos na cidade, sendo então uma porta aberta para transmitir para a população.

O primeiro passo foi acelerar os exames detectores da doença onde em media 200 cachorros são analisados por dia pela equipe da vigilância sanitária coordenada pelo veterinário Oriel Junior, os exames que são apontados como reagentes são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Publica  (LACEN) Crato para analise de maior complexidade e quando permanece como positivo os animais são sacrificados.

A gestão também buscou auxilio a famosa carrocinha que atua com a responsabilidade de recolher os animais considerados cães errantes sem dono nem lar, esses animais capturados são encaminhados para realização do exame de praxe e em seguida as medidas cabíveis são adotadas.

O gestor ainda achou por bem pedir junto aos órgãos competentes uma equipe de borrifação para auxiliar no combate ao calazar, e assim se deu homens estão acirrados no trabalho de pulverização pelos bairros da cidade.

Mais apenas o esforço da gestão não basta daí o secretario de saúde Fernando Fernandes arregaçou as mangas e intensificou a batalha realizando palestras educativas e motivacionais aos cuidados que devemos ter para com o problema, e nesta manhã de sexta-feira 31, esteve na escola Dr. Pedro Sátiro onde ministrou juntamente com a Dra. Jane Cris de Lima Cunha palestra para alunos daquela escola.


E assim acredita-se que o bom combate servirá para toda uma sociedade que ciente assim como o governo de suas ações podem sanar qualquer mal que venha a assolar este pacato município do interior cearense.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares