EQUIPE TÉCNICA DA MERENDA ESCOLAR VISITA CRECHE DE TEMPO INTEGRAL.

Na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro de 2015, a equipe técnica responsável pelo núcleo municipal da Merenda Escolar do Município de Várzea Alegre, visitou a Creche Antonio Celeste que funciona em tempo integral no bairro Riachinho.
A visita faz parte do plano de trabalho da equipe e, também em decorrência da Semana do Bebê. A coordenação é composta por um responsável técnico, Damião Ferreira da Silva e uma Nutricionista especialista, Ana Raquel de Sousa. Todavia, o acompanhamento de funcionalidade das unidades de ensino público municipal de Várzea Alegre é contínuo e de grande relevância para as crianças, jovem e adulta que, além da educação institucional já desempenhada pela escola, agrupa-se também a educação alimentar.
A nutricionista Ana Raquel fez algumas orientações básicas para o bom hábito alimentar, “não pular nenhuma refeição; estabelecer horário fixo para cada alimentação; não realizar suas refeições em frente à TV ou computador; iniciar as refeições com as saladas; evitar temperos prontos e industrializados; dar preferência aos temperos naturais como: limão, alho, cebola, cebolinha, salsa, ervas; não esquecer de consumir pelo menos 2 litros de água por dia; evitar frituras e preparação ricas em gorduras; escolher carnes magras e sem pele; dar preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos; evitar doces principalmente os industrializados; consumir frutas variadas, verduras e legumes”.
Já o Coordenador Damião Ferreira da Silva, psicopedagogo frisou que, além da educação alimentar a criança precisa também de alguns cuidados como: o acompanhamento dos pais nas atividades recreativas, jogo da memória, pula corda, amarelinha, dominó de antônimo, zigue-zague nos cones entre outras atividade que proporcione o desenvolvimento cognitivo e motor inclusive das crianças em fase de construção da motricidade fina. Para Damião Ferreira, o brincar e o cuidar além de serem princípios curriculares nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs constituem também ordenamento das ideias ainda em formação das crianças.
Reportagem e imagens de Damião Ferreira.


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares