Várzea Alegre comemora hoje os 80 anos de Zé Clementino.

Um dia que os varzealegrenses deveriam comemorar com muito carinho seria este 02 de fevereiro de 2016, o fato é que se vivo fosse o maior ícone da cultura local estaria completando 80 anos, Zé Clementino o compositor o poeta deixou um legado valiosíssimo para o celeiro cultural de Várzea Alegre.

Mesmo na sua ausência muitos filhos de Várzea Alegre lembram e festejam com muito zelo está data. Uma das pessoas que não esconde esse sentimento é a Dona Valdeci esposa do saudoso. De forma que Dona Valdeci convida todos os varzealegrenses para participarem da santa missa que será celebrada as 08h:00min da manha dia hoje terça-feira 02, na igreja matriz de São Raimundo Nonato.

Vamos então acompanhar um pouco da historia do poeta Zé simplesmente Zé.

José Clementino do Nascimento Sobrinho, nasceu no dia 02 de fevereiro no Sítio Juazeirinho – Distrito de Canindezinho – deste município.

Filho de Lourival Clementino do Nascimento e Emília Maria da Silva.
Estudou nas escolas particulares com as professoras: Teresa Siebra, Anália Correia Lima e o professor Valquírio Correia Lima. Também estudou no Grupo Escolar de Várzea Alegre com a professora Dulcéria Carvalho. Concluiu o primeiro grau no curso supletivo Liceu no Ceará.

Ingressou no Serviço Público Federal como postalista do antigo DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) no ano de 1962. No ano seguinte assumiu a chefia da Agência no cargo de APT (Agente Postal Telegráfico) até 1975.

Passou dois anos em disponibilidade. No ano de 1977, ingressou no INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), assumindo na cidade do Crato, onde trabalhou e residiu até o ano de 1988. Sendo depois transferido para o Posto de Saúde Figueiredo Correia, na cidade de Várzea Alegre.

Faleceu , aos 69 anos, Foi casado com a professora Maria Valdeci de Sousa Clementino, e pai, avô e sogro “de coração” de Fábio, Leonardo e Sâmia respectivamente”. Não tinha vaidade alguma por ser compositor. Achava que cada um deve fazer o possível por sua terra. “Se nasci com esse dom, creio ser um dever servir à minha terra, através de minha música”. Residia em Várzea Alegre, até o dia 05 de março de 2005 quando veio a falecer, vítima de enfarte agudo aos 69 anos de idade.

Uma de suas primeiras composições a ser gravada, foi OS CONTRASTES DE VÁRZEA ALEGRE, gravada pelo então Rei do Baião – Luiz Gonzaga. Apesar de ser uma música que descreve a sua terra natal, de ter sido gravada pelo eterno Rei do Baião e se tornado um marco em sua carreira – não é esta a sua preferida – e sim: O HINO MUNICIPAL DE VÁRZEA ALEGRE, que ele destaca como sendo a sua OBRA-PRIMA.

Suas composições foram gravadas por vários compositores, entre eles: Luiz Gonzaga; Sirano; Dominguinhos; Trio Nordestino; Diassis Martins; Messias Holanda, etc. De suas músicas mais conhecidas, estão: O jumento nosso irmão; Estou Roendo; Fazenda Corisco; Chinelo de Rosinha; Chinelo de Rosinha; Lembranças; Amor Frustrado, etc.

Além das músicas que são sucessos, Zé Clementino tem dezenas de outras inéditas, entre elas podemos citar: Simplesmente Zé; Saudade do Rei; Resposta do Piauí; Tempo de Rapaz, Não deu pra segurar, etc.


Um comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares