Ex-bispo de Sobral suspeito de quebra de celibato pede renúncia de arquidiocese da Paraíba.

O papa Francisco acatou, nesta quarta-feira (6), o pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba (PB), Dom Aldo Pagotto, de 66 anos. O religioso, que foi nomeado bispo há 18 anos em Fortaleza, liderou a diocese de Sobral até o ano de 2004, quando foi nomeado arcebispo da Paraíba.
De acordo com a agência de notícia AFP, a imprensa italiana estaria destacando que Dom Aldo é suspeito de abrigar em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de adolescentes e expulsos por outros bispos. Além disso, a agência também destaca que o arcebispo estaria mantendo um suposto relacionamento com um rapaz de 18 anos.
Nos últimos meses, o papa Francisco decidiu pressionar a hierarquia católica para abrir caminho para o afastamento de religiosos culpados por negligência envolvendo casos de pedofilia dentro de igrejas. Para isso, Francisco deu origem a uma instância judiciária para julgar padres envolvidos em casos de abuso sexual.
Conforme o documento de aceitação da renúncia, expedido na manhã desta quarta, o papa afirmou que cumpriu o parágrafo 2º do artigo 401 do Código de Direito Canônico. Em que diz que “o bispo diocesano que por doença ou por outra causa grave se tiver tornado menos capacitado para cumprir seu ofício é vivamente solicitado a apresentar a renúncia do ofício”.
Tribuna do Ceará entrou em contato com a Arquidiocese da Paraíba. No entanto, foi informado que a assessoria de comunicação da diocese só responderia as solicitações da imprensa a partir das 21h desta quarta ou na manhã desta quinta-feira (7).
Substituto
Para o lugar de Dom Aldo, o papa Francisco determinou que Dom Genival, de 75 anos, assumisse a administração. Nascido em Alcantil (PB), Genival Saraiva de França foi ordenado presbítero em 1965, na cidade de Campina Grande (PB). Em 2000, ele foi nomeado bisco e atualmente fazia parte da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

O novo administrador da Arquidiocese da Paraíba deverá assumir o ofício na próxima sexta-feira (8). Nesta quarta, Dom Genival está em um retiro espiritual da Arquidiocese de Fortaleza.
http://tribunadoceara.uol.com.br/

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares