Academia dos Cordelistas do Crato empossa nova integrante.

    Entrega do Diploma (Foto: Wagner Pereira)
Na noite desse sábado (7), na Quadra Poliesportiva do Distrito de Dom Quintino, município de Crato, foi empossada a mais nova integrante da Academia dos Cordelistas do Crato.

Fátima Correia de Almeda, professora aposentada e poetisa, assumiu a cadeira de número 18 cujo patrono é o poeta Chagas Batista.

A abertura da cerimônia foi feita pelos jovens Ronuery Rodrigues e Dariany Sami.

O evento contou com a presença dos membros da Academia, Anilda Figueiredo (Presidenta), Josenir Lacerda, Aldemar de Moraes, Francy Freire, Antônio Higino, Edésio Batista, Célia Caldeirão (pesquisadora em doutorado da UFC), entre outros. Além de parentes e amigos, também marcaram presença o ilustre humorista Tranquilino Ripuxado e a atração local Rigobanda.

O juramento de compromisso foi feito logo após o discurso de posse da Presidente, Anilda Figueiredo. O diploma foi entregue pela poetisa  Josenir Lacerda.

Fátima também falou da emoção de se tornar membro da Academia, da importância dos cordéis para nossa cultura e contou um pouco de sua história como professora. “Fui professora por amor e não por dinheiro”, relatou. 

BIOGRAFIA

Fátima Correia de Almeda, nasceu em 24 de Novembro de 1953, é natural de Caririaçu. Filha de Mirian Correia de Sousa e Afonso de Sousa Costa.

Residiu 37 anos na comunidade, atualmente mora no Crato.

Casou-se em 1979 com Manuel Bonifácio de Almeda e desse matrimônio nasceram os quatro filhos:  Aneline, Eveline, Paulo Sérgio e Nilton César, os dois últimos já falecidos. 

Cursou letras na Universidade Regional do Cariri (URCA), concluindo em 2006.

Professora reconhecida desde 1978 exerceu a profissão por 31 anos na escola Raimundo Nonato de Souza em Dom Quintino, vindo a se aposentar em 2009.

Educadora, cronista, escritora e poetisa,  Fátima é autora de dois cordéis: Hospital do Senhor e Café converso, já lançados pela Academia dos Cordelistas do Crato. Destacam-se também História de Dom Quintino em versos, elaboração do histórico e hino da escola Raimundo Nonato, Melodia da canção, tema do Distrito, além das mais diversas crônicas que homenagearam personalidades da comunidade.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares