Várzea Alegre - Cogerh realizou reunião de avaliação de locação do açude olho d’água.

Na manhã desta quarta-feira 09, uma equipe da Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará chefiada pelo Dr. Otacílio Correia Lima Neto realizou nas dependências da escola São Sebastião do sítio Boa Vista uma reunião de avaliação e locação das águas do açude Luiz Otacílio Correia (Olho D’água).

Na reunião presença do secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico André Fiúza, do gerente da Ematerce Pedro Bezerra, Federação das Associações João Alves do Marcelo gerente da Cagece, representante da secretaria de meio ambiente moradores, ribeirinhos e imprensa local.

Na oportunidade o Dr. Otacílio colocou que mesmo diante da crise hídrica enfrentada pelo estado do Ceará Várzea Alegre encontra-se confortável. O olho d’água fechou o mês de dezembro de 2015 com 37,1% da sua capacidade, e hoje a realidade do reservatório é de 33,24%. Essa reserva será suficiente para chegar o mês de junho com 26,7% mesmo tendo uma vazão de 70 litros por segundo para o consumo humano e uma mesma proporção de evaporação.

No que se diz respeito a perda de volume somente por evaporação serão 51% evaporado até junho de 2016 e o consumo humano somará 48,5% essa será a realidade de perda do olho d’água.

Mesmo com toda essa estatística Dr. Otacílio ainda tranquilizou dizendo mesmo que não haja nenhuma recarga no açude até fevereiro de 2017, o reservatório suporta atender a demanda chegando neste período com uma reserva de 9,31% equivalente a 1.768.500m³ o que equivale à sua capacidade total.


Outro ponto importante e que já havia sido questionado pela imprensa local, era a questão do assoreamento. No decorrer da reunião o Dr. Otacílio já repassou os números de capacidade do reservatório atualizados. O açude olho d’água quando com 100% da sua capacidade só armazenará 19.000.000m³. Ou seja, já houve durante esses anos um aterramento que diminuiu a capacidade de 21 para 19 milhões de metros cúbicos. 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares