Várzea Alegre – Produtor rural constrói curral ecológico.

Na comunidade de sítio Boa Vista sede rural do município de Várzea Alegre fica a propriedade do senhor Roberto Duarte Francelino de 48 anos. Agricultor proprietário de 11 cabeças de gado, o seu Roberto necessitou de construir um curral na sua propriedade. Foi aí que surgiu a ideia, fazer de forma ecológica.

Primeiro passo, o agricultor não queria desmatar para retirada de madeira que iria precisar para a confecção do curral. Segundo pensou em dar sua parcela de contribuição para o meio ambiente, foi então que se motivou para construir o amparo do gado com pneus usados.

Foi a cidade buscou junto aos borracheiros a doação dos já sucateados 140 pneus os conduziu a sua residência, os cortou transformando-os em tiras de pneus. De madeira precisou apenas de 80 mourões que servirão de sustentáculo para as tiras retiradas dos pneus, comprou 3½ de pregos e mais 1½ de ruelas material suficiente para construir 60 metros de cerca ecológica.

A mão de obra juntamente com o material comprado para construir o curral somou um valor monetário de apenas R$ 400,00 (quatrocentos reais). Uma economia significante e uma obra edificada de maneira sustentável.

Hoje, o seu Roberto mantém as vacas em um curral seguro, resistente aos impactos dos animais e do próprio tempo, e com outra vantagem, não machuca o rebanho que se encosta no cercado.


Esse tipo de projeto é bastante admirado pelos visitantes. Apenas dois desses currais existem em Várzea Alegre, o do seu Roberto e outro na propriedade da secretária de meio ambiente Maria Iranildes na comunidade de Rosário também sede rural do município.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares