Capitania dos portos do Ceará divulga balanço da operação verão 2016/2017

Imagem ilustrativa
A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) está realizando a Operação Verão desde o dia 15 de dezembro de 2016 e segue com esse reforço na fiscalização do litoral e também do interior do estado (açudes, rios, barragens, lagoas, ...) até o dia 01 de março deste ano.

A principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a Campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer, destacando a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida, não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

Até 03 de janeiro, as equipes de inspeção naval realizaram:
- 210 abordagens;
- 42 notificações; e
- 02 apreensões;
Não foi registrado nenhum acidente e não foi aberto nenhum Inquérito Administrativo até o momento.

Durante a Operação Verão, os navegadores e a população são orientados pelos Inspetores Navais sobre os riscos de acidentes no mar e, por isso, a Marinha recomenda, além da manutenção correta da embarcação, que antes de embarcar, todo condutor esteja atualizado sobre a previsão meteorológica e respeite as regras da navegação, bem como, informe seu plano de navegação à Colônia de Pescadores, iate clube ou marina e, também, aos seus familiares. A Marinha orienta, ainda, que o condutor leve sempre algum equipamento de comunicação, por exemplo, um aparelho celular.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC) revelam que, na estação mais quente do ano, cresce o índice de acidentes envolvendo embarcações, principalmente, as de esporte e recreio.

As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões, esses equipamentos representaram mais de 70% dos casos notificados nas embarcações de lazer.

O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer irregularidade que comprometa a segurança do tráfego aquaviário deve comunicar o fato à CPCE para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (81) 3133-5100 ou pelo e-mail ouvidoria@cpce.mar.mil.br.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares