Desenvolvimento Agrário - Seguro safra poderá ser pago em outubro.

Imagem ilustrativa 
O secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico do município de Várzea Alegre Antonio Rafael prestou entrevista a nossa reportagem abordando a polemica novela do seguro safra.

Segundo o secretário o prefeito Vanderlei Freire juntamente com o vereador Antonio Sebastião do (PT) estiveram na última sexta-feira dia 19, em Fortaleza na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do estado para saber o que ocasionou a não inclusão do município no pagamento dos agricultores beneficiados pelo programa seguro safra neste mês de setembro.

De antemão o Rafael disse que a (SDA) não esclareceu criteriosamente o que emperrou o pagamento. Até o momento o de mais obvio teria sido a questão das chuvas. Pelos registros pluviométricos o município atingiu uma marca superior aos 900mm, e analisando por esse perímetro não daria para o município ser contemplado, no entanto esse montante de chuva não foi bem distribuído e ocasionou a perda na lavoura.

Os órgãos competentes como: Secretaria de agricultura, Sindicato e Ematerce realizaram o que é de praxe, os laudos, onde 100 foram feitos, houve a vistoria das roças onde as mesmas foram medidas e tiradas fotos e encaminhadas para a (SDA). E segundo o Rafael os laudos apontaram que houve registro da perda, porém o meio avaliado foram as chuvas, e essas não apontam perdas para o município.

Outros pontos de avaliação estão ligados a contrapartida do município, essa foi cumprida quando o gestor pagou (06) seis parcelas de 17.170,00 reais (dezessete mil e cento e setenta reais) por cada boleto. Neste quesito o município está apto a se enquadrar ao benefício, outro quesito é a produtividade agrícola que foi baixa em virtude da má distribuição das chuvas este ano. E analisando por esse lado Várzea Alegre deveria ter sido enquadrada no programa emergencial do governo federal.

Porém após terem sido refeitos os laudos e a visita do prefeito e o vereador a (SDA) em Fortaleza existe uma possibilidade de que em outubro haja um entendimento por parte da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e os agricultores possam ser contemplado com o que lhes é de direito. 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares