Várzea Alegre – 8 mil imóveis estão cotados e devem pagar IPTU.

Imagem de arquivo
O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU foi lançado e nesta manhã de quarta-feira 09, os profissionais do setor de tributos do município passaram a fazer a distribuição dos boletos. Nossa reportagem adquiriu informações com o secretário de finanças Dakson Aquino.

O fato gerador do imposto é o imóvel ou terreno, esse fato gerador ocorre no primeiro dia útil de cada exercício, em Várzea Alegre foi lançado em janeiro podendo ser cobrado até o final do ano, e uma média de 8 mil unidades devem pagar o imposto.

Em Várzea Alegre o código tributário tem uma alíquota de 1/2% sobre o valor venal do imóvel e de 1% sobre o valor do terreno. Então sobre cerca de 8 mil imóveis da zona urbana é feito o lançamento do tributo, sendo que alguns são isentos como é ocaso dos prédios públicos e os templos. 

Também é isento os imóveis pertencentes a pracinhas da segunda guerra mundial, esses a constituição dar imunidade o que não é o caso de Várzea Alegre, pelo fato de não existir pracinhas.

Para o município existe um tipo de isenção bastante comum que são as viúvas, mas vale ressaltar que estas só serão isentas quando donas de um único imóvel e que resida nele. Somente nesta condição acontecerá a isenção.

A arrecadação do IPTU é um recurso livre e pode ser aplicado aonde o gestor entender que seja melhor respeitando claro o repasse de 25% para a educação e 15% para a saúde, o restante pode ser aplicado livremente em qualquer segmento, sendo assim a prioridade será para quitar pendencias existente na limpeza pública.

O secretário lembra que aqueles que pagarem em cota única ou até mesmo em duas parcelas mais que não tenham débitos atrasados com o setor de tributos, estão concorrendo no final da campanha a (01) moto zero com tanque cheio e mais capacete.

Também faz alerta aos que estão em atraso e querem botar em dia seus débitos podem procurar o setor de tributos ao lado da prefeitura para negociarem suas dívidas.


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares